quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Minha Dieta

Olá pessoALL,

Eu tinha prometido falar sobre minha dieta, vamos la então.
Eu estou fazendo a Dieta Revolucionária do Dr Robert Atkins, apesar de que eu sempre fico com um pé atrás quando escuto a palavra 'revolucionária' mas felizmente é verdade e podem procurar por ai na net.
Esta é uma dieta de restrição de CARBOIDRATO e NÃO UMA DIETA DE RESTRIÇÃO DE CALORIAS.
Entenda isso porque é principal coisa que vocês devem saber.
PS: no inicio das postagem eu estava fazendo a restrição de calorias e baixo consumo de carboidrato, desde segunda(12/12) estou fazendo a restrição de carboidrato, dieta que eu já fiz a alguns anos atrás e perdi 20kg em 3 meses.

A dieta é simples para quem já conseguiu assimilar e entender seu funcionamento, mas um pouco complicada para que esta começando agora a ler sobre esta dieta.
A PRINCIPAL REGRA é colocar seu corpo em estado de CETOSE e não deixa-lo sair desta condição, e para isso você não pode consumir açúcar, álcool e principalmente mais de 20g de carboidrato por dia.

Quando seu corpo esta em estado de cetose, ou seja, quase sem carboidrato no corpo, que é uma forma rápida de energia, o seu corpo passa a consumir principalmente das próprias gorduras, das proteínas e também da gordura ingerida, mas da gordura ingerida ele absorve apenas 10%, das proteínas algo em torno de 50%, e o restante é consumido das suas próprias gorduras armazenadas.

Quando você consome carboidrato, ele absorve algo como quase 100% dos carboidratos e alem de te dar energia, seu corpo também pode pegar o que sobrar e transformar em gorduras no seu corpo como reservas de energia.

Açúcar o seu corpo também absorve quase que 100% e também armazena as sobras alem de tirar como o carboidrato o seu corpo em estado de cetose.

O álcool não tira seu corpo em estado de cetose pois o álcool não precisa metabolizado e consumido diretamente e não cria reservas, mas também retarda a perda de peso enquanto ele estiver em nosso organismo.

OBS: Para entrar em estado de cetose você precisa de ficar com restrição de carboidrato(20g por dia) por pelo menos umas 24 a 48 horas, por isso que eles falam que consumir um pouco de carboidrato alem da cota é o 'beijo da morte' pois se você tirar o seu corpo do estado de cetose você terá que recomeçar tudo novamente.

PS: Muita gente pergunta porque o corpo precisa de 24 a 48h para entrar em estado de cetose. Esta informação você quase que não encontra na net mas a resposta é a seguinte:
No nosso corpo existe uma 'reserva especial' de energia que sempre é renovada na primeira oportunidade depois de gasta, algo em torno de 3000Kcal.
Então para entrar em cetose é necessário durante as primeiras 24 a 48h ficar com restrição de carboidrato, pois ai o seu corpo vai consumir desses 3000Kcal, que da algo perto de 2 dias, e quando acabar essa reserva o seu corpo passa a funcionar em estado de cetose consumindo as suas próprias gorduras, mas se consumir carboidrato alem de 20g o seu corpo vai repor primeiro essa 'reserva especial' e estão para voltar você terá que acabar primeiro com esta reserva novamente, por isso chamam esta 'escapulida' de 'beijo da morte'.

Segue este link que fala sobre o estado de cetose:
http://www.fat-new-world.com/2011/02/porque-muitos-falham-entrar-em-cetose.html

Segue este outro site com informações e materias de estudo sobre a dieta, como tambem na sessão de download você encontra capítulos do livro do Dr Atkins traduzido para português:
http://atkinsbrasil.orgfree.com/

E só para terem noção o meu almoço e janta de ontem foi: bacon, frango desfiado e ovos, quem não resistiria a esta dieta né, e ainda você emagrece. ;)

2 comentários:

  1. Bom dia. Encontrei o seu diário pesquisando sobre o Victoza. Gostaria de saber se você atingiu o seu objetivo, apesar de ter passado bastante tempo desde o seu último post. Vale a pena tentar perder peso com essa medicação?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Encontrei o seu diário pesquisando sobre o Victoza. Gostaria de saber se você atingiu o seu objetivo, apesar de ter passado bastante tempo desde o seu último post. Vale a pena tentar perder peso com essa medicação?

    ResponderExcluir